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Dicas

Alimentos que ajudam em um melhor desempenho do cérebro e da criatividade

A rotina agitada dos profissionais de design muitas vezes deixa de lado algo que é essencial no cotidiano: uma boa alimentação. Muitas vezes, deixamos de nos alimentar bem e de forma saudável por causa de prazos de projetos a serem entregues.

Conversamos com a nutricionista Ana Carolina Corradini Ghedin, que nos indicou algumas opções de lanches rápidos para você levar durante o trabalho e ainda ajudar o seu cérebro a ter um melhor desempenho, fazendo com que, consequentemente, a sua criatividade fique ainda melhor.

Confira a lista:

Frutas e Legumes de cor alaranjada

(Foto: Reprodução).

(Foto: Reprodução).

Esses alimentos auxiliam na liberação de neurotransmissores que fazem com que a função cerebral funcione perfeitamente. Além disso, os antioxidantes também favorecem a eliminação de radicais livres que interferem na boa função cerebral.

Uma salada de frutas variadas amarelas como manga e mamão e frutas vermelhas e roxas como morango e mirtilo, (esse com alto potencial antioxidante, retarda e evita o aparecimento de doenças neurodegenerativas), associada com uma fonte de proteínas como iogurte natural salpicadas de sementes como chia e linhaça, ricos em ômega 3, também ajudam na preservação da boa memória.

Ômega 3

(Foto: Reprodução).

(Foto: Reprodução).

O ômega 3 é um ácido graxo que atua na função cerebral por promover a comunicação entre as células nervosas, ajudando na construção das bainhas de mielina ao redor das fibras nervosas, facilitando a neurotransmissão química. Assim, ajuda o cérebro a monitorar o humor e a memória.

Lembrando que o jejum prolongado, gera a formação de radicais livres, que prejudicam a liberação de neurotransmissores. O baixo consumo de nutrientes e de fontes de energia também gera um estresse no organismo, o que também interfere de forma negativa na função do cérebro e, consequentemente, na memória.

Castanhas, nozes e amêndoas

castanhas

(Foto: Reprodução).

As frutas oleaginosas como as castanhas, nozes e amêndoas são fontes de vitamina E e complexo B. Também são ricas em nutrientes como selênio zinco e vitamina A.

Além de ótima fonte de gordura monoinsaturada. Podemos então pensar em um mix de oleaginosas para um lanche com nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas, macadâmia, semente de girassol, acrescido de frutas secas que são deliciosas como damasco, cramberry, uvas passas ótimas fontes de energia e vitaminas.

Ovo

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(Foto: Essenthia Pharma).

Um outro alimento riquíssimo é o ovo. Excelente fonte de ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio. A presença especial é a colina, substância que faz parte das Vitaminas do Complexo B intimamente ligada à formação de bainha de mielina nas células nervosas.

Estas são as dicas para melhorar a sua rotina e ter um cotidiano mais leve e saudável.

 

 

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