Dicas

Como fazer a técnica do Long Shadow no Photoshop

Long-Shadow-Generator
(Foto: Design Conceitual).

Popular desde que o Windows 8 o adotou, o Flat Design ficou em alta durante os últimos no mundo do design. A forma limpa e a possibilidade se fazê-lo de forma simples trouxe a princípio uma certa desconfiança, mas pouco tempo depois, esteve presente em diversos tipos de projetos.

Com o aumento de usuários brasileiros na web, a técnica caiu como uma luva em interfaces digitais, que nos últimos anos com a Transformação Digital tem se popularizado cada vez mais.

Agora, novos sucessores já são apontados para superar a total simplicidade da técnica: O Semi-Flat Design e o Material Design.

Semi-Flat Design

Este conceito segue a linha de seu antecessor, mas com pequenas diferenças: aqui você tem o melhor dos dois mundos. Um olhar limpo agradável, mas com a volta das sombras.

semi flat

(Foto: Reprodução).

Material Design

Já o outro estilo foi desenvolvido pela gigante Google, o design tem um uso mais liberal, seus layouts baseados em grids, animações e transições responsivas e efeitos de luminosidade. A ideia é aquela sensação de algo físico em meio ao digital, por meio de bordas e superfícies que aparentam ser tocadas. Segundo a Google, essa linguagem de design é baseada em papel e tinta.

Aplicativo culinário com interface Android (Foto: Reprodução).

Após explicáramos um panorama do mundo dos Flats e as técnicas apontadas como tendências, um recurso bem bacana que você pode utilizar em seus trabalhos é a Long Shadow. Uma espécie de longa extensão da sombra de um objeto em meio à simplicidade do Flat.

Para isso, alguns recursos podem ser encontrados online e você pode fazê-los de maneira rápida e fácil.

A primeira delas é o FlattyShadow

flattyshadow

O FlattyShadow é um site que reproduz o efeito quase que automaticamente. Com interface bem amigável, ele possui diversos ícones dos mais variados estilos.

Nele, é possível alterar cores, profundidade, ângulo da sombra e a forma. Além disso, você pode baixar sua criação de forma gratuita.

Outra característica interessante é a possibilidade de incluir os arquivos em formatos de JS e CSS ao código de seu site, com uma função simples que logo será adicionada à sua página de Web

Long Shadow Generator

A segunda ferramenta é uma extensão disponível ao Adobe Photoshop. Assim como o recurso acima, ela traz configurações fáceis para facilitar seu trabalho.

Com ela é possível que seja salva uma action em seu software e toda vez que você precisar, basta um clique para a extensão ser aberta. que será aberto um painel com o controle da opacidade e profundidade da sombra.

Gostou da ferramenta? Acesse o site oficial para fazer o download.

Mais lidas

INÍCIO