facebook
Design

Lyrics do Youtube para inspiração

A consolidação do uso da internet na produção de conteúdo trouxe grandes mudanças na indústria criativa, inclusive na fonográfica. Entre as principais mudanças devido à popularização da internet está a simplificação do meio como o público tem acesso às músicas.

Com isso, surgiram diversos novos meios de divulgação de novos trabalhos. Um deles é o Youtube. A plataforma é responsável atualmente por boa parte da distribuição de novos sucessos por meio de vídeo clipes e dos lyrics, que nada mais são do que as letras das músicas em formato de vídeo, mas de forma criativa.

Selecionamos cinco projetos recentes que estão repercutindo ou repercutiram em nível mundial para você conferir a tipografia, vídeo, além da direção de arte.

1 – Cold Water 

O primeiro deles é do cantor americano Justin Bieber e da cantora MØ. O trabalho foi feito por John Hwang, que já fez trabalhos para Oreo, Nike e Nickelodeon, & Jeremie Carreon, que já trabalhou com a cantora Beyoncé e também participou da criação de outro clipe de Justin Bieber, “Sorry”.

A identidade visual e tipografia são bem semelhantes a outros projetos do cantor, que utilizou este formato de vídeo para divulgar as faixas do álbum entre 2015 e 2016.

2 – Paris

Com direção de Rory Kramer, o lyrics da banda The Chainsmokers segue a mesma estratégia de Justin Bieber, tanto em manter uma mesma identidade visual, quanto no formato.

O clipe da música “Closer” teve direção também de Rory Kramer.

3 – Shape of You

Mais atual, o single mais recente do cantor Ed Sheeran é todo trabalhado em lettering e ilustrações. O vídeo já está próximo das 400 milhões de visualizações. As ilustrações foram feitas por Charlotte Audrey. Enquanto as animações por Jonny Costello e Matt Clugston.

4 – Heavy – Linkin Park

Com um estilo diferente dos acima, a banda de rock Linkin Park apostou no tradicional estilo de karaokê, em que a letra fica abaixo do texto. Isso faz com que o destaque neste trabalho ficque por conta da animação 3D. O responsável pelo trabalho é Aaron Hymes.

5 – Something Just Like This

A parceria entre a banda Chainsmokers e a Coldplay trouxe o interessante trabalho que dirigido por James Zwadlo. O lyrics traz a referência do giz de cera, fazendo com que o espectador relembre os tempos de escola e infância. Além de James, a equipe de animação é composta por Elliot Howard, David Byrne, Max Italiaander, Ned Jackson, Abi Tomasiewicz, John Matta, Max Volt Productions.

No Brasil

Este tipo de animação não é tão comum, já que a maioria das produções divulgam diretamente o vídeo da música. Selecionamos três clipes de cantores nacionais que utilizaram do formato.
 

Anitta – Gosto Assim

Luan Santana – Chuva de arroz

Tem sugestões de conteúdo? Envie um e-mail para redacao@designconceitual.com.br

Mais lidas

 

100porcentodesign culturedrawgkpgkpuncod
INÍCIO