2017 Sony World Photography Awards
Notícias

A lista de indicados ao maior concurso de fotografia do mundo

Fotografia de Javier Arcenillas, à categoria profissional (à esquerda); Trabalho de Giulia Piermartiri & Edoardo Delille na categoria profissional (à direita).
Considerado o maior concurso de fotografia do mundo, a competição premia as melhores imagens contemporâneas capturadas no ano anterior, divididas em quatro categorias

Na última terça-feira (28), os 10 fotógrafos indicados e as 50 menções honrosas em todas as categorias do Sony World Photography Awards 2017.

Foram inscritas 227.596 fotografias nas categorias Professional, Open, Youth e Student Focus (Profissional, Aberta, Jovem e Foco Estudantil, respectivamente). O objetivo do concurso é destacar a beleza da arte fotográfica e o poder desse tipo de mídia.

Produzida pela World Photography Organization, a edição deste ano marca o décimo ano do prêmio e traz a lista de indicados do Sony World Photography Awards apresenta a produção fotográfica mundial contemporânea mais sofisticada de 2016 e exibe imagens extraordinárias em uma grande variedade de gêneros, estilos e temas.

Conforme a Sony, são encontrados representantes de 49 países na lista, reforçando o apelo internacional do prêmio e sua capacidade única de apresentar fotografias excepcionais de todos os cantos do mundo, em uma escala verdadeiramente global. Entre as menções honrosas, juntam-se ainda representantes de outros 11 países.

“Os fotógrafos indicados nas categorias Professional, Open, Youth e Student Focus impressionaram os juízes com temas ilustrados por narrativas sólidas e forte linguagem visual”, divulgou a empresa de equipamento eletrônicos.

Entre os temas, destacaram-se a sensibilidade da vida doméstica das mulheres na Arábia Saudita; confissões emocionantes de crianças em idade escolar na China; a preparação de halterofilistas russos para entrar no palco; e uma série de fotografias íntimas da batalha contra uma condição médica rara.

Fotógrafos de 183 nacionalidades distintas se inscreveram. Além disso, houve um aumento de participantes de países asiáticos, dentre eles China (90%), Myanmar (183%), Vietnã (108%), Filipinas (71%) e Hong Kong (73 %).

“Esta edição do Sony World Photography Awards foi verdadeiramente global, e as fotografias concorrentes são as mais diversas e abrangentes que já vi. Em seu décimo ano, posso afirmar com certeza que o Sony World Photography Awards e a arte fotográfica vão muito bem, obrigada”, afirma Zelda Cheatle, presidente do júri da categoria Professional e curadora (Reino Unido).

Brasileiros na disputa
Entre os brasileiros que estão na lista de indicados, estão nomes como João San, Gil Josquin e Caio Vita.

Trabalho do brasileiro João San.

Trabalho do brasileiro João San, na categoria profissional

Gil Josquin Sony World Photography Awards

Trabalho de Gil Josquin na categoria Aberta

Caio-Vita-Sony-World-Photography-Awards

Trabalho de Caio Vita na categoria Aberta

Você pode conferir todas as fotografias da competição no site oficial da organização.

A lista de indicados ao maior concurso de fotografia do mundo
INÍCIO