Notícias

4 países como inspiração aos empreendedores digitais

Planejamento detalhado, com foco e estratégias bem definidos para evitar a mortalidade da empresa são essenciais

Apesar de um cenário não tão favorável na economia brasileira, o número de empreendedores digitais não para de crescer no país. Um índice que pode mostrar o atual cenário é o número de domínios registrados para empresas. Em 2016, por exemplo, 3,8 milhões de empresas foram registradas, enquanto 2015 o total foi de 3,6 milhões, de acordo com o Registro.br.

Mesmo com o número de novos empreendedores digitais, a curta sobrevivência das empresas ainda preocupa. De acordo com o Empresômetro PME, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em 2016 mais de 215 mil empresas encerraram suas atividades. Ao dividir o número pelos dias úteis no ano passado – 251 – conclui-se que, entre segunda e sexta-feira, quase uma empresa encerra as atividades por dia.

O empreendedor Bruno Pinheiro, autor do livro “Empreenda Sem Fronteiras”, narra possibilidades de se construir um negócio online de sucesso de qualquer lugar do mundo, por meio de técnicas de estratégias e ferramentas digitais.

Ele conta que além de ser necessário um planejamento detalhado, com foco e estratégias bem definidos para evitar a mortalidade da empresa, os aspirantes a empreendedores digitais também devem se inspirar em países que deram certo neste ramo. “Já visitei mais de 40 países e, em alguns deles, tirei boas lições de empreendedorismo”, conta.

Confira países que vale a conhecer antes de empreender online, ou pelo menos se inspirar:

Estados Unidos

Vale do Silício (Foto: Reprodução).

Vale do Silício (Foto: Reprodução).

O estado da Califórnia abrange o Vale do Silício. É de lá que startups nasceram e hoje são empresas bilionárias. Entre elas estão Facebook, Microsoft e Apple.

Além de visitar as empresas, você pode participar dos congressos e palestras que acontecem diariamente lá, seja para se aprofundar em técnicas de empreendedorismo quanto aumentar a rede de relacionamento com outras pessoas.

Trocar cartões com outros empreendedores pode ajudar a melhorar o negócio de quem está começando, por meio de parcerias com outras pessoas que pensam da mesma forma”.

Irlanda

 

Irlanda (Foto: Listof Images).

Irlanda (Foto: Listof Images).

Já foi bastante conhecida apenas por suas lendas místicas, que envolvem duendes, fadas e bruxas, além de ser o país da banda U2.  Nos últimos dez anos, muita coisa mudou e hoje a ilha recebe estrangeiros de todos os cantos da Europa, sendo considerada uma “república de estudantes” e chamada de Vale do Silício Europeu, por concentrar milhares de startups e empresas focadas em tecnologia, devido a incentivos fiscais concedidos pelo governo irlandês.

Com 15 anos, jovem irlandês já criou três startups (Foto: Reprodução).

Com 15 anos, jovem irlandês Casey Jordan já criou três startups (Foto: Reprodução).

Para os empreendedores, é importante conhecer a cultura corporativa em países europeus como a Irlanda, onde a vida fora da empresa é valorizada. Além disso, os profissionais que atuam por lá costumam ser estratégicos e assertivos”.

Tailândia

Tailândia se destaca não somente pela cultura (Foto: Reprodução).

Tailândia se destaca não somente pela cultura (Foto: Reprodução).

Apesar de que muitos brasileiros tenham o sonho de conhecer esse país por sua exoticidade, seja pela gastronomia ou pelas ilhas paradisíacas, a Tailândia tem se destacado pela expansão de tecnologias de informação e comunicação.

Por concentrar profissionais de ponta que desenvolvem aplicações ou programas para computadores e smartphones, atualmente representa 20% das exportações desses itens, e oferece emprego a cerca de 200 mil pessoas.

Além disso, o governo tailandês dispõe de um departamento específico que conecta empresas estrangeiras a encontrarem parceiras, diminuindo a burocratização dos processos”.

Israel

Cidade de Israel é centro de inovações (Foto: Reprodução).

Cidade de Israel possui inovações na área tecnológica (Foto: Reprodução).

O último país que pode ser uma inspiração para você, empreendedor digital, é Israel. Apelidado de “nação empreendedora”, o país considerado o maior inovador em tecnologia limpa no mundo inteiro.

É de lá que saíram as líderes mundiais, como a Ormat -produtora de energia geotérmica -, a Brightsource – maior usina de energia solar do mundo -, e a SolarEdge – também de energia solar.

Cidade de Israel é considerada inovadora e tecnológica (Foto: Reprodução).

Cidade de Israel é considerada inovadora e tecnológica (Foto: Reprodução).

Além disso, nos últimos anos uma “onda” de startups surgiu no país, destacando Israel como um dos principais centros de alta tecnologia no mundo. 

Uma publicação da “The Economist” diz que Israel tem mais startups de tecnologia e uma indústria de capital de risco com maior renda per capita do que qualquer outro país do mundo. “Um exemplo recente disto é o Waze, startup de tecnologia israelense, que foi adquirida pelo Google por US$ 11 bi”, diz o especialista.

 

Mais lidas

INÍCIO