facebook
Notícias

Curitiba participa do Italian Design Day

O Italian Design Day acontece em dois momentos do dia 7 de março

No próximo dia 7 de março, cem cidades de todo o mundo irão participar do Dia Internacional do Design Italiano. Entre elas está a capital paranaense Curitiba, que já foi destaque outras vezes no cenário de design mundial.

O convite foi formalizado ao prefeito Rafael Greca pelo cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, em reunião na prefeitura, na última segunda-feira (20).

Enrico afirma que a cidade foi escolhida por sua forte atuação no design e que a presença do prefeito amplia a importância do IDD.

Além disso, o cônsul afirma que a capital paranaense já participou das festividades da Semana da Língua Italiana no Mundo, além de ser sede da Bienal Brasileira de Design em 2010.

A última participação de grande repercussão da cidade na área criativa foi ter sido finalista na candidatura a Capital Mundial do Design.

O evento

O Italian Design Day acontece em dois momentos do dia 7 de março. Pela manhã, às 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e no final do dia, a partir das 18h, no auditório do Solar do Rosário.

No Cietep, o prefeito abrirá o evento, juntamente com o Cônsul da Itália em Curitiba, Enrico Mora, e fará a palestra O desenho da cidade e o desenho na cidade. O caso de Curitiba”.

Na sequência, será a vez da artista e designer multidisciplinar italiana, Anna Gili, apresentar o tema “Design, Empresa & Cidade”.

Ainda pela manhã, está prevista a mesa redonda com o tema “O design, a cidade e a empresa”, com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), arquiteto Reginaldo Reinert e do designer Tulio Filho, com a moderação do designer Marcelo Castilho.

Nos períodos da tarde e noite, a celebração do Dia do Design italiano será continuada no Solar do Rosário, no Centro Histórico de Curitiba. Lá, as apresentações serão iniciadas às 18 horas com a apresentação do vídeo oficial do Italian Design Day.

Na sequência, haverá o debate “Políticas públicas de design: Promoção do design por meio dos prêmios internacionais”, com a participação dos designers Gustavo Greco, Henrique Catenacci, Rodrigo Brener e Maurício Noronha. A moderação será feita por Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design.

O evento será encerrado com a palestra “Cidade & Design. Estilo de vida entre a modernidade e a tradição”, pela designer Anna Gili, com abertura para perguntas.

Ana Brum, diretora técnica do Centro Brasil Design, considera que trazer para o nosso país um evento como este é uma mostra do quão forte é o Brasil na promoção do design e que seu potencial tem sido apresentado a outros países.

É preciso trazer para a discussão a realidade do design brasileiro, o que tem dado certo e o que é preciso aprimorar”, afirma Ana ao destacar que, neste mês de março, o Centro Brasil Design comemora 18 anos de existência. ”, reforça.

Segundo o presidente da ProDesign PR, Aulio Zambenedetti, a inserção do Design nas cidades, modificando realidades, atraindo negócios inovadores e alavancando investimentos têm sido uma das bandeiras da instituição. “O Italian Design Day em Curitiba valida a existência aqui de um ecossistema funcional para ações e discussões sobre o tema”, afirma.

Na opinião de Zambenedetti, “é forte a influência do design italiano ‘em terras tupiniquins’ e a oportunidade do contato direto, oficial e profissional é uma soma para a consolidação de uma agenda positiva sobre a presença do design local nas políticas públicas de incentivo, desenvolvimento, inovação e criatividade”.

Inscrições

A participação no evento é gratuita, com inscrição feita por email. Interessados devem enviar nome completo e da instituição, para o endereço segreteria.curitiba@esteri.it e aguardar confirmação da inscrição.

 

INÍCIO