Notícias

“Pomba roxa”: o sticker sem conceito que fez sucesso e polêmica

O que era para ser apenas mais uma coleção de emojis para o Facebook, acabou se tornando um viral mundial nas últimas semanas. “Trash Doves”, em português “Pombas de lixo”, é uma coleção de stickers para o Facebook foi criado pela artista americana Syd Weiler.

O trabalho traz uma coleção de ilustrações com um tom de roxo escuro para representar a pomba em diversas situações cômicas e do cotidiano do animal. Apesar de ter um objetivo bem definido, o entretenimento nas redes sociais, o conceito do projeto não é definido, como disse a própria autora.

O resultado

Devido a essas possíveis suposições de conceito, a pomba circulou em diversos sites. Entre as repercussões, ela chegou a ser mencionada como um símbolo nazista em um fórum online.

Imagem do Fórum 4chan mostra montagem em que alega conter apologia ao nazismo no projeto (Foto: Reprodução).

Imagem do Fórum 4chan mostra montagem em que alega conter apologia ao nazismo no projeto (Foto: Reprodução).

A autora acredita que isto tenha uma explicação:

“Talvez seja a sua ambiguidade um dos segredos de seu sucesso”, disse a criadora Syd Weiler à BBC. “[O pássaro] pode ser o que você quiser que seja”.

 

 

Após a primeira grande repercussão na Ásia, usuários de todo o mundo criaram montagens e gifs a partir do projeto feito por Syd Weiles.

Confira algumas das brincadeiras:

trash dove

trash dove

trash dove

InPulse Digital dragon ball z mash up trash dovetrash dovethings friend trash dove sorts

E você, já criou algum projeto sem conceito?

Mais lidas

INÍCIO