Notícias

Shutterstock lança busca reversa por imagens no iOS

160520-Mobile-ReverseV2

App permite usuário encontrar fotos semelhantes no banco de imagens (Foto: Divulgação).

O banco de imagens Shutterstock lançou na última semana os recursos de pesquisa e descoberta – que foram introduzidas pela primeira vez para uso em desktop em março – para uso móvel. A busca reversa por imagens para dispositivos móveis que usam o sistema iOS permite usuários capturar imagens no celular e fazer o upload por meio do aplicativo da Shutterstock para pesquisar conteúdo de estilo semelhante na coleção de mais 80 milhões de imagens.

Desde que lançou seu primeiro aplicativo para celular, há cinco anos, a empresa tem investido na criação de tecnologia móvel de fácil uso. O motivo seria para trazer a aprendizagem automática aos dispositivos móveis é o próximo passo em direção a um futuro mais centrado em mobile para imagens.

Como os usuários fazem upload de fotos capturadas por smartphones para pesquisar na coleção da Shutterstock, essa rede neural resultou em estudos e aprendizados sobre quais são os tipos de imagens mais populares para uso móvel, em vez de uso na área de trabalho; com o tempo, isso vai evoluir para a identificação de uma autêntica fotografia tirada em ambientes mais naturais. Os dados coletados apresentarão tendências emergentes e melhores técnicas em dispositivos móveis.

Esta é a mais recente inovação da Shutterstock feita para permitir a pesquisa e descoberta de experiências além de palavras-chave. No início deste ano, a Shutterstock anunciou que aplicou técnicas de aprendizagem automática para ensinar seus computadores a conhecerem a sua coleção de imagens de alta qualidade.

“Quando nós lançamos a busca reversa por imagens, sabíamos que era um ajuste perfeito para o nosso aplicativo móvel – é sem dúvida um dos melhores casos de uso para a tecnologia de visão computacional em geral”, disse o CEO da Shutterstock e fundador Jon Oringer. “É tão fácil tirar uma foto e todos armazenam centenas ou milhares delas em seus aparelhos celular. Agora você pode usar as fotos para te ajudar a procurar e encontrar imagens semelhantes e de melhor qualidade, imagens mais adequadas para as suas necessidades profissionais”.

Visão computacional

É a capacidade de um computador de desconstruir uma imagem em suas características primárias, tanto visualmente quanto conceitualmente, representando-a numericamente. Tal tecnologia baseia-se em dados de pixel dentro das imagens – ao invés de coletar metadados por meio de palavras-chave e tags – para ajudar a identificar e destacar conteúdo relevante.

Confira o vídeo tutorial aqui.

Mais lidas

INÍCIO