facebook
Notícias

Hackers derrubam site da Anatel; Designers discutem situação

Página sofre instabilidade (Foto: Reprodução).

Página sofre instabilidade (Foto: Reprodução).

Desde a tarde desta sexta-feira (22), o site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está fora do ar. O motivo seria uma retaliação da permissão do órgão à limitação da franquia de dados na internet fixa. Até o momento, nenhuma nota foi emitida à imprensa.

A queda da página aconteceu menos de 24 horas após o Anonymous Brasil “declarar guerra” às operadoras de internet no Brasil. Apesar disso, o movimento não assumiu a autoria do ataque.

Mesmo com a visibilidade negativa dos usuários em relação à franquia, a mudança está dentro da lei desde 2001. Ao G1, o presidente da agência,  João Rezende, justificou que, caso as empresas ofereçam apenas banda larga sem limite, isso poderá elevar o preço ou reduzir a qualidade do serviço.

O discurso mais fácil para a Anatel seria colocar que a internet tem de ser ilimitada. Mas aí as empresas poderiam aumentar preços, reduzir a velocidade e isso terminaria prejudicando o consumidor. Temos também de pensar na sustentabilidade do setor”, disse ao G1.

A limitação no design

A discussão da adoção do limite chegou também à área do design, até porque o computador e a internet são umas das principais ferramentas no cotidiano da profissão. Em uma publicação feita no grupo Designer Gráfico, maior grupo de interação entre profissionais do Facebook, todos os usuários tem sido a favor do movimento.

A internet não é um bem finito como a água ou petróleo, e o conteúdo é produzido pelos usuários e não pelos prestadoras logo a internet logo não é como a energia que é produzida por quem fornece. A INTERNET É ILIMITADA”, escreveu um participante.

Outros profissionais se posicionaram compartilhando o link da petição que é contra esta medida.

internetd

Confira a repercussão no Twitter:

 

INÍCIO