facebook
Design

Nossos clientes, aqueles ignorantes

(Foto: Reprodução).

A gente desce a lenha! Critica, mete o pau! Vive dizendo que nossos clientes pedem coisas impossíveis, descabidas ou que acham fácil fazer determinadas coisas.Vou confessar uma coisa: no lugar deles, eu também acharia!

Acharia fácil alterar uma foto, desenhar um ‘loguinho’, mudar um layout. E também gostaria de ver meu logo bem grande (alguém pensou no make my logo bigger?). É que se eu fosse cliente, eu seria ignorante, assim como sou em vários outros assuntos (a maioria, para ser sincero e honesto).

E eles não são ignorantes no sentido pejorativo da palavra. Ignorantes apenas porque ignoram. Não têm conhecimento sobre design (aliás, se tivessem, nós nem existiríamos). Assim, é nosso dever explicar, deixar alguns pontos claros, elucidar e conversar sobre os motivos e as razões de cada passo. Comunicar é uma das nossas atribuições, não é?

Se nós apanhamos diariamente do design, tentando ser menos ignorantes e vencendo nossas limitações, o cliente, que não é da área, tem todo o direito à sua ignorância.

 

INÍCIO