facebook

WEB DESIGN: as tendências para 2016

As-tendências-para-o-Web-Design-em-2016

Agora que 2015 terminou, algumas vezes olhamos para trás e refletimos sobre o que aconteceu e como o ano acabou desde o seu início.

Geralmente, as pessoas iriam imediatamente pensar e lembrar de um filme de grande sucesso popular ou, talvez, uma música que liderou as paradas. Mas, para um específico grupo de profissionais, web designers para ser mais exato, a coisa mais interessante que eles pensaram para poder discutir sobre o ano são as tendências do Web Design.

Você viu, nas últimas décadas, como o Web Design tem tido melhorias surpreendentes e como elas têm sido introduzidas para projetos incríveis com ideias inovadoras para fazer um site parecer melhor. Com 2015, infelizmente, a tendência do Web Design girou em torno de uma única ideia e atingiu o popular para a maioria dos proprietários de sites, além de levar o mundo a acreditar que era o melhor entre todos. O que eu estou falando é da frequente utilização de mesmos temas, com uma aparentemente interminável de rolagem. Isso não tem nenhum nome específico, mas tem sido adotado por quase todos.

O tipo de site Parallax tem sido bastante utilizado em websites (Foto: Reprodução).

O tipo de site Parallax tem sido bastante utilizado em websites (Foto: Reprodução).

Um homem sábio disse que a coisa mais honesta que os web designers têm visto nos últimos anos é que: “Chegamos a um ponto em que todos os websites parecem iguais”. Isto é muito verdadeiro. Hoje em dia, qualquer dono de site que pode pagar um bom profissional vai pedir uma coisa: “O rolo interminável com um fundo fluido que preenche toda a largura da página”. Esta é a verdade dura e fria! Isto é tão predominante que agora esses projetos web só podem começar a desaparecer.

Embora, devo dizer que estas são apenas previsões e não fatos. Podem acontecer ou não, mas com certeza é muito provável.

Vamos falar sobre como as tendências podem ser afetados no próximo ano ou não.

ORIGINALIDADE

(Foto: Reprodução).

Acredite ou não, cada site hoje é basicamente o mesmo que qualquer outro, exceto algumas mudanças de cor, no máximo. Basicamente, eles não teriam originalidade. Apesar de parecerem muito para o usuário médio ainda, se você quiser que os usuários se tornem frequentes e clientes visitem o seu site, você deve mostrar algo marcante e tão bonito que agarre a atenção em cada olhar.

Como vou fazer para isto acontecer? Simples! O mais visionário de tudo já deve saber a resposta para isso. Desde que precisamos de algo melhor do que o que temos visto ao longo do ano, o trabalho só pode ser feito mais original se ele é feito sob encomenda. Por isso, quero dizer que ilustrações próprias e desenhadas e animações insolentes nunca deixam de impressionar.

PENSAMENTO MINIMALISTA

Verdadeiramente, estamos adaptando o design minimalista em todas as coisas que fazemos, do design de interiores ao web design. Esta é a nova moda. Com a introdução do Android 5.0, o novo Flat Design passou a ser introduzido e Festá sendo produzido. Nós podemos seguramente assumir que este projeto que começa a partir de telefones móveis pode, um dia, ser popular no mercado de PCs também.

De outro lado, websites também mostram um aumento da adaptação de um design minimalista e simples, que é elegante e original ao mesmo tempo. Agora, eles são desejados mais limpos, o que os torna muito mais fácil de organizar e usar, em vez das antigas interfaces atravancadas, que mantinha todo o conteúdo em somente uma página. Isto torna muito difícil de se concentrar no que você quer fora do website e, portanto, estes tipos são normalmente negligenciados.

Um destes exemplos é o My Own Bike.

Site todo baseado no mininalismo, segundo o autor (Foto: Graphic Design Junction).

Site todo baseado no mininalismo, segundo o autor (Foto: Graphic Design Junction).

Eu sei que há muitos cobertos pelo “ser minimalista”, mas isto apenas mostra como este amplo campo pode estar e mudar as tendências. Há também sugestões e previsões de um menor comprimento da página para permitir uma navegação mais rápida.

TIPOGRAFIA

CX3zQg1WEAE2Qo-

(Foto: Reprodução).

Esta é uma das técnicas que nunca fica velha. A tipografia é um tipo de tendência que sempre entra e sai do mundo do mundo do Design Gráfico, mas, no final, realmente é sempre bom ter uma boa tipografia. Além disso, a vasta variedade de tipografias fontes disponíveis será agora aumentada para fazer um específico site.

RESPONSIVIDADE

A diferença entre as formas de layout (Gif: Fastco Design).

Por fim, uma das coisas mais importantes que os designers modernos precisam ter em mente é que seus projetos devem ser responsivos. Isto diz que é compatível e aparenta ser confortável tanto no computador, quanto no celular ou tablet. Além disso, isto também é crucial para o sucesso do design, não apenas por que quase todo mundo que pode ser um potencial cliente possui um celular, mas também pelo fato de que todos aqueles que possuem um aparelho irá amar usar ele para acessar o próprio website. Portanto, criar um design que irá funcionar em todas as plataformas e que torne a navegação fácil a eles também. Tenha em mente que as pessoas terão que tocar para se movimentar e não apenas clicar.

Originalmente publicado em: Graphic Design Junction; Adaptado e traduzido por Eduardo Guedin.

 

INÍCIO