Não categorizado

DESIGNERS: O redesign de você

Criatividade e design

É bastante comum que os profissionais mais experientes recebam perguntas e pedidos de dicas sobre a profissão. Via de regra, eles indicam livros, softwares de preferência, sites bacanas e outras coisas valiosas para obter um sólido conhecimento técnico e avançar a passos largos na carreira. Mas, e as questões interiores? Aquelas que dizem respeito à postura do iniciante em relação à profissão, às pessoas, ao país e ao mundo?

Os livros estão aí, disponíveis para quem quiser ler. Dominar softwares, também não é muito difícil. Basta querer. Penso que para ser um profissional completo, mesmo, as mudanças ocorrem em outro nível. Uma espécie de redesign interno. Uma revisão das nossas verdades, da nossa postura e das nossas atitudes. Acredite você em criacionismo ou evolucionismo, o fato é que um dia você nasceu. Uma espécie de design original de fábrica, ficou obsoleto e necessita de manutenção constante.

Assim, numa espécie de check list, eu recomendaria os seguintes componentes para esse up-grade:

– Humildade

– Honestidade

– Sensibilidade

– Tolerância

– Cabeça aberta

– Interesse genuíno

– Bom humor

– Dedicação

– Persistência

– Paixão

– Tesão

– Envolvimento

– Respeito

– Educação

Se você já saiu com todos esses itens de fábrica, parabéns! Isso é raro hoje em dia! Essa lista é básica e deve ser sempre aumentada se não quisermos ficar obsoletos pessoal e profissionalmente. Essas qualidades não são a garantia de um mundo melhor mas certamente nos tornaremos pessoas (e profissionais) infinitamente melhores.

Artigo escrito pelo designer Morandini.

Mais lidas

INÍCIO